A pandemia do coronavírus pode deixar grandes sequelas na economia e as dificuldades para sua recuperação devem persistir por longo tempo se estendendo até 2022.

José Ricardo da Costa presidente executivo da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, avalia que a pandemia pode deixar sequelas graves na economia. Esta crise não vai ser pontual e as dificuldades econômicas não devem se aliviar no segundo semestre de 2020.

Tudo indica que não será uma crise em V, com um fundo do poço e uma rápida recuperação. É mais provável que será uma crise em U com um fundo tão largo quanto durar a quarentena e o estado de calamidade pública.

Ele tem toda razão, as medidas do governo vão ajudar a aliviar a pressão no caixa das empresas apenas neste momento, inclusive têm prazo determinado de 120 dias no que se refere a redução da jornada e salários proporcionais e a suspensão dos contratos de trabalho.

Entretanto, despesas outras necessárias para fazer o negócio funcionar não estão no radar o que provoca uma crise de liquidez na economia. Ou seja, algumas lojas abrem, mas também não vendem. O dia das mães já acusou o golpe, o dia dos pais vai ser a consolidação desta tendência.

Os indicadores clássicos da macroeconomia são três: crescimento econômico, taxa de emprego e inflação. O Brasil tem uma inflação baixa, mas a taxa de desemprego vai aumentar pulando para 17 milhões de desempregados e o crescimento econômico terá um PIB ajustado para -5%.

Você como capitão do seu negócio vai ter que se reinventar para passar por esta tempestade e sair vivo. Uma coisa é certa, em momentos como este se faz necessário avaliar todos os fluxos da empresa alinhando o financeiro, o marketing e o comercial. Quanto ao financeiro, um item importante é o fluxo de caixa para fazer o negócio rodar saneando as despesas da hora.

Nesse aspecto, a Guia Web pode te ajudar com uma solução rápida, segura e sem custos iniciais chamada de diagnóstico fiscal. Conforme sua atividade econômica e o seu regime tributário pode ter crédito a compensar ou restituir em 45 dias.  Saiba mais a respeito utilizando o botão logo abaixo e converse com um especialista.

O momento atual exige que seja empreendedor como sempre e ágil como nunca! Espere o melhor, uma crise em forma de V, mais esteja preparado para o pior cenário, uma crise econômica em forma de U.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *